segunda-feira, 6 de maio de 2013

Resenha: Livro Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Postado por Mikaela Gonçalves às 11:45
Boa tarde gatos e gatas, como estão? Depois de sumir no fim de semana eu trago para vocês algo inédito aqui no blog: UMA RESENHA DE LIVRO! ~todos bailam de alegria~
Eu não sei vocês mas eu amo ler! Sou leitora de carteirinha e reviro livrarias procurando um livro que me envolva e... encontrei mais um! Haha. Eu sei que estou um pouco atrasada e que já tem tempo que Jogos Vorazes estourou mas assim que o filme saiu, eu fui correndo para os cinemas ver e desde então fiquei LOUCA PIRADA para ler o livro. Eu não tinha o comprado ainda e tinha outros para ler então só fui adiando. Um belo dia, eu terminei um livro que custeeeeeeeeeei para ler e então fui degustar do querido.

 Num mundo onde tudo que conhecemos foi devastado, um nação ressurge e se estabelece: Panem. Primeiramente dividida em treze Distritos e a Capital porém, após uma rebelião, o décimo terceiro distrito é destruído. A Capital, em desaprovação a rebelião, dizima a população do distrito e decreta os Jogos Vorazes tratando-o como uma forma de dominação sobre os outros distritos restantes.
 Quantos mais longíquo da capital for o distrito, mais a pobreza e a miséria se tornam presentes. Os moradores dos distritos não possuem permissão para mudar de região e tem de "rebolar" para lutarem contra a fome e doenças. Os ricos cidadãos da Capital convivem com o luxo, o exagero e a comida farta.
 Como se não bastasse todos os problemas, todo ano ocorre a colheita onde um garoto e uma garota de cada distrito são escolhidos para travarem uma batalha sangrenta em uma arena com todos os 24 tributos até que apenas um sobreviva e seja denominado o vencedor. Só mais um detalhe: tudo isso é transmitido ao vivo e em cores para toda a população de Panem.
Nesse contexto,para evitar que sua irmã mais nova seja mais uma peça de jogo da Capital, Katniss, uma garota habilidosa, esperta e ágil proveniente do distrito 12, se oferece para entrar no jogos em seu lugar. Será que ela consegue?
Suzanne Collins certamente acertou em cheio na escrita do livro. Com uma história interessante contada de forma direta e dinâmica, não é de se espantar que o livro a esta altura esteja conquistando fãs a cada segundo.
 Katniss nos guia pela trama dando uma perspectiva e um ponto de vista, fazendo com que o leitor entenda toda a confusão e rebuliço de sentimentos e pensamentos que ela possui a partir do momento em que é voluntária. Ao decorrer do enredo somos envolvidos por diversos acontecimentos no jogo e na própria mente de Katniss, não permitindo que desgrudemos os olhos das páginas.
 O livro em si é entendido como uma crítica a sociedade, como se viesse estampado em suas páginas: é aqui que iremos chegar se tudo continuar nesse ritmo. É um bom livro para refletir ideais e repensar valores. Você gostaria que a humanidade chegasse a esse extremo?
A diagramação do livro é perfeita, você lê sem cansar os olhos. A letra tem um tamanho bom e as páginas são cor de creme. São 397 páginas e 27 capítulos. O livro foi escrito pela ilustre Suzanne Collins e a editora que publicou foi a Rocco (que por sinal, está de parabéns!). Você pode comprar em qualquer grande livraria, eu comprei o Box com os três livros pelo Submarino e na época ganhava o broche igual o usado pela Katniss na arena.
E você? Já leu? Vai ler? Me conte.

0 comentários:

Postar um comentário

 

fuck this shit i'm late Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos